Decoração

Feng Shui na Decoração do Lar

Feng Shui é uma técnica milenar chinesa e a expressão traduzida literalmente, significa vento e água. As técnicas do Feng Shui são comumente usadas na decoração dos cômodos com a intenção de melhorar a energia do espaço e, consequentemente, as relações pessoais que acontecem na casa para que possamos viver em perfeito equilíbrio com a natureza.

Yin Yang – símbolo do Equilíbrio – Fonte: https://clubedechines.com.br/blog/o-que-e-yin-yang/

É a arte de harmonizar espaços com os elementos e fluxo da natureza, manipulando e renovando as energias presentes na sua casa, eliminando as ruins e estimulando as boas. Esta energia é chamada de chi e é influenciada pelos objetos colocados em cada área do décor.

Para usar o Feng Shui na decoração, é interessante saber que objetos interferem o movimento da energia nos ambientes, seja positivamente ou negativamente.  A posição dos móveis, as cores e as formas também interferem nas energias. Pensando nisso vamos dar dicas de como usar bem as cores no Feng Shui e como fazer Feng Shui na decoração na sua casa!

Os 5 Elementos – Fonte: https://infeed.in/importance-of-five-elements-in-human-body/

Os Elementos

O Feng Shui é baseado nos elementos: ar, água, fogo, madeira, terra e metal e uma dica simples de aplicação do Feng Shui na decoração é manter algo que representa cada elemento do Feng Shui em cada ambiente da casa.

Essas representações não precisam ser literais e alguns objetos ou revestimentos podem representar os elementos.

ÁGUA – vidros, espelhos e fontes;

FOGO – velas, luminárias, incensos, objetos decorativos com a figura do Sol, objetos triangulares com a ponta posicionada para cima;

TERRA – vasos com plantas, objetos de cerâmica e cristais;

AR – incensos, móbiles, sinos de vento e canta vento;

METAL – itens decorativos;

MADEIRA – revestimentos de pisos e móveis

Elementos em Equilíbrio – Imagem extraída do Pinterest

Minimalismo

Essa técnica é adepta ao minimalismo e, por isso, diz que excessos não fazem bem. Isso porque, no Feng Shui, o acúmulo de objetos retém a energia e, se o fluxo fica bloqueado, a vida também para. Então, uma boa forma de aplicar o Feng Shui na decoração é evitando acúmulo, sujeira e bagunça.

Decoração Minimalista (Menos é Mais) – Fonte: https://blog.essenciamoveis.com.br/7-estilos-de-decoracao-identifique-o-seu/rustico-6/

Manter Somente o que Está Funcionando e Sendo Usado

Ainda na linha de raciocínio do item anterior, o Feng Shui sugere renunciar ao que não usa e consertar o que está quebrado também é indispensável, pois tudo isso afasta ou bloqueia as boas energias.

Pintura das Paredes

Na técnica chinesa, asparedes são vistas como guardiãs do lar e, por isso, na hora de renovar a energia da casa ou ambiente, a pintura nova é o primeiro passo.

Utilizar Sempre a Entrada Principal

Mesmo quando a casa tem uma porta dos fundos ou de serviço, o ideal é que sempre entre pela porta da frente, pois esta é considerada a boca de entrada das energias e com uma boa energia entrando os moradores da casa terão uma energia agradável, saudável e positiva para melhor desfrutarem as coisas boas da vida. Além disso, a porta de entrada deve ser de fácil visualização, para não gerar dúvidas e ao entrar no ambiente não deve ter obstáculos em frente a porta.

Posição de Comando de Cada Ambiente

Cada ambiente tem um propósito e com isso um móvel ou eletrodoméstico que representa esta função do ambiente e este deve sempre estar em uma posição de comando, com possibilidade de enxergar a porta e o que acontece no ambiente.

Quarto

No quarto, a cama é o elemento principal, com isso o ideal é que a cabeceira sempre fique encostada na parede, não fique embaixo da janela e nem encostada na parede do banheiro. Além disso, deve-se evitar objetos pesados acima da cama; posicionar a cama de maneira que a pessoa deitada consiga observar a porta e espelhos não devem refletir a cama, pois na tradição chinesa acreditam que pode atrapalhar o sono.

Dica Retirada do Instagram @tour.arq

Sala

O sofá deve estar na posição de comando, possibilitando que estiver sentado nele visualização da porta de entrada. Neste ambiente é importante ter um bom fluxo de passagem. Sofás e poltronas formando “U” ou “L” são interessantes para quem chega sentir-se abraçado e em um ambiente aconchegante. Sugerem ter espelhos na parede lateral à porta de entrada e plantas próximas à porta, ambos visando afastar más energias e trazer as boas.

Sofás e Poltronas formando “U” – Fonte: https://www.vivadecora.com.br/decoracao/sala-de-estar

Cozinha

A cozinha, segundo o feng shui, é o ponto mais importante da casa, pois é neste ambiente que fica o fogão, considerado a sede da riqueza das famílias. Este eletrodoméstico, por sua importância, deve estar na posição de controle e quem cozinha deve enxergar a porta. O ambiente representa a maneira que cuidamos de nós mesmos e de nossos recursos, nossa comida e dinheiro e por isso deve estar sempre limpar e organizada para termos prosperidade. Em cozinha americana o fogão na ilha muitas vezes possibilita que quem está cozinhando tenha plena visão da porta de entrada.

Fonte: Pinterest

Banheiro

O banheiro é visto no Feng Shui como o vilão energético da casa e por isso o ideal é que a porta esteja sempre fechada e o tampo da bacia sempre abaixado. Os ralos devem ser mantidos fechados, abrindo-os somente quando necessário e o ideal é que os ralos sejam discretos e não muito visíveis.

Escritório

No escritório, mesmo em casa, a cadeira deve estar na posição de comando, olhando para a entrada do ambiente, assim você tem pleno conhecimento do que acontece ao seu redor, evita ser surpreendido com acontecimentos que ocorrerem pelas suas costas e simbolicamente garante que você enxergue as oportunidades que surgem em sua vida.

Fonte: https://espacodoequilibrio.com.br/feng-shui/dicas-de-feng-shui/

A implementação do Feng Shui é feita por meio de um mapa octogonal denominado BAGUÁ, que identifica na planta baixa da casa o que cada ambiente representa.

O Baguá, como citado anteriormente é um mapa octogonal, e por isso é formado por 8 lados, que são os 8 Guás (Trabalho; Sabedoria e Espiritualidade; Família; Prosperidade; Sucesso; Relacionamento; Criatividade e Filhos; Amigos e Viagens) que rodeiam o Guá central, que é o Guá da Saúde e Equilíbrio. Para saber onde fica cada Guá da sua casa, basta você ter a planta baixa e posicionar o Baguá mantendo o 1º Guá, o Guá do trabalho, alinhado com a parede onde fica a entrada principal da casa. Falaremos mais sobre o Baguá e como equilibrar cada Guá em um próximo texto.

Bibliografia

www.youtube.com/harqmonia

https://casa.abril.com.br/bem-estar/8-principios-do-feng-shui-faceis-de-seguir-em-uma-casa-moderna/

https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2019/02/feng-shui-o-que-e-e-principais-dicas-para-harmonizar-energia-da-sua-casa.html

https://www.personare.com.br/feng-shui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *